Blog

Ciatalgia: a Dor no Nervo Ciático

Ciatalgia: a Dor no Nervo Ciático

Ciatalgia é dor no nervo ciático que é o maior nervo do corpo humano e é formado pela união de 5 raízes nervosas da coluna lombar. Ele passa profundamente nas nádegas e desce por trás coxa até o calcanhar e a sola do pé. O nervo ciático desempenha um papel vital na conexão da medula espinhal com a pele e os músculos da coxa, perna e pé.

Qualquer tipo de dor e / ou sintoma neurológico que se origine do nervo ciático é chamado de ciatalgia. Os sintomas da ciatalgia são tipicamente sentidos ao longo do trajeto do nervo, descrito acima.

Como o nervo ciático é afetado

O nervo ciático pode estar irritado, comprimido ou inflamado por inúmeras causas provenientes da região lombar, ou não. Testes clínicos são capazes de identificar a causa e definir o tratamento mais adequado.

Vários fatores comuns podem afetar o nervo ciático:

Compressão mecânica

Forças físicas diretas podem ser aplicadas ao nervo devido às seguintes condições comuns:

Hérnia de disco . Um disco herniado pode trazer irritação ou compressão ao nervo ciático, como consequência, dor.

Estenose foraminal . A estenose, ou estreitamento do canal intervertebral através do qual as raízes do nervo ciático passam, pode comprimir ou irritar o nervo ciático. Outras alterações degenerativas da coluna, como o espessamento das cápsulas articulares e / ou ligamentos da faceta, também podem comprimir diretamente o nervo ciático.

Instabilidade segmentar . Instabilidade de um segmento vertebral que acarreta um deslizamento de uma vértebra em relação a outra (espondilolistese) ou micro fraturas vertebrais (espondilólise), ou até mesmo a luxação completa de uma ou mais vértebras pode comprimir diretamente as raízes nervosas do nervo ciático.

Raramente, tumores, cistos, infecções ou abscessos na coluna lombar ou na região pélvica podem comprimir o nervo ciático.

Inflamação química A pesquisas indicam que irritantes químicos podem causar inflamação e /ou irritação do nervo ciático. Pensa-se que esses irritantes químicos incluam substâncias como ácido hialurônico e /ou fragmentos de fibronectina (proteína) que vazam de discos degenerados ou herniados. 

Características físicas Certas características físicas de um indivíduo podem afetar o nervo ciático, causando ciática. Pesquisas indicam que um maior risco de ciática pode estar presente em:

= >> Indivíduos obesos ou com sobrepeso
=>> Indivíduos mais velhos
=>> Indivíduos que são altos (geralmente acima de 180 cm para homens e =>> 170 cm para mulheres)
=>> Individuos sedentários – com baixa % de massa magra

Causas ocupacionais Pessoas que exercem determinadas ocupações estão mais predispostas a desenvolverem ciatalgia. Profissões que exijam uma postura mantida por longos períodos, posturas inadequadas, levantamento constante de peso e rotações repetitivas de tronco podem ser colaborativos para a crise.

Deficiência de vitamina B12
Um nível adequado de vitamina B12 é importante para manter a saúde dos neural como um todo. A vitamina B12 ajuda na síntese da bainha gordurosa (mielina) que reveste os nervos, o que é de suma importancia na função nervosa e na condução dos impulsos. A dor ciática pode ocorrer devido à deficiência de vitamina B12 e pode ser mais comum em idosos, acima de 60 anos de idade.

Indivíduos diabéticos tratados com metformina também podem estar em risco de deficiência de vitamina B12 devido à má absorção.

Quando o nervo ciático é afetado, os sintomas da ciática são tipicamente sentidos ao longo da pele e dos músculos fornecidos pelo nervo. Dependendo da raiz nervosa específica afetada, dor e / ou sintomas neurológicos podem ser sentidos em diferentes áreas da coxa, perna e / ou pé.

Tratamento da Ciatalgia

Na grande maioria dos pacientes o tratamento é conservador! Mediamentos devem ser recomendados após uma avaliação clinica com o especialista. Após isso, a avaliação de um fisioterapeuta é essencial para determinar as causas da compressão, excluir possíveis red flags (alertas de compressão grave e com risco de perda de função neurológica) e então determinar a melhor abordagem a ser feita.

Técnicas manuais como liberações miofasciais e musculares, além de mobilizações neurais e manipulações articulares fazem parte do programa de tratamento fisioterapêutico.

Laserterapia e recursos eletroanalgésicos também contribuem para a evolução e o mais importante de tudo: FORTALECIMENTO MUSCULAR para manter a melhora e a estabilidade da coluna e membros inferiores.

Procure sempre um especialista, dor ciática tem tratamento!


Voltar ao Blog

Veja outras postagens

O Jejum Intermitente

O Jejum Intermitente

Continuar lendo
Fisioterapia na Artroplastia De Joelho

Fisioterapia na Artroplastia De Joelho

Continuar lendo
O Que É Condromalácia Patelar?

O Que É Condromalácia Patelar?

Continuar lendo
Whats -55 11 9 9274.3707