Blog

PILATES: Benefícios para a saúde do corpo e da mente

PILATES: Benefícios para a saúde do corpo e da mente

Os benefícios do Pilates são inúmeros. Pilates é um conjunto de exercícios que tem atraído cada vez mais adeptos na atualidade, indicado para diferentes propósitos, desde o fortalecimento muscular, até a prevenção de doenças. É também um excelente meio para aliviar a tensão e o estresse do dia a dia. A prática de Pilates pode ser vista em muitas academias e até mesmo em clínicas especializadas por todo o país, devido aos diversos benefícios trazidos aos praticantes.

Você sabe o que é Pilates?

O pilates é uma prática que tem como fundamento exercícios concentrados no tronco do indivíduo, trabalhando a musculatura, buscando sempre movimentos e posições que diminuam os impactos nas articulações.

Além de trabalhar o condicionamento físico, a prática do pilates também tem reflexos no condicionamento mental do indivíduo.

Os exercícios de Pilates podem ser executados de duas formas básicas, a primeira é chamada de pilates solo, onde o indivíduo executa os exercícios utilizando apenas o peso do corpo, no chão, e a segunda é chamada de pilates em aparelhos, onde os movimentos são realizados com auxílio de aparelhos como bolas de pilates, elásticos e outros.

Para quem busca uma forma de condicionamento físico de baixo impacto, sem contraindicações, essa é a escolha ideal. Lembrando sempre que, como qualquer atividade física, o recomendado é que seja feito com acompanhamento de um profissional.

Quem pode praticar pilates?

O pilates é um tipo de exercício que não se limita em relação à idade, ou seja, pode ser praticado por crianças, jovens e idosos, exigindo apenas concentração e controle da respiração para que os movimentos sejam realizados de forma correta. Ela pode ser indicada em especial para quem sofre de certos problemas como lombalgia, problemas de postura ou para quem está se recuperando de alguma lesão. A combinação de movimentos do pilates trabalha a postura e o fortalecimento muscular de forma gradual garantindo uma melhor resposta corporal.

A prática de pilates, como dito anteriormente, pode ser executada por qualquer pessoa, sem restrições, e isso fez com que ela fosse muito aderida por gestantes.

Os exercícios são adaptados de acordo com o trimestre da gestação, respeitando o condicionamento físico da gestante, auxiliando na estabilização da coluna e fortalecimento do assoalho pélvico.

Se você está se perguntando se deve ou melhor, se pode praticar pilates, só há uma resposta certa para isso. Você já deveria ter começado a praticar a muito tempo.

O exercício do pilates tem como propósito fazer com que o indivíduo compreenda o funcionamento do corpo em relação aos seus movimentos, desenvolvendo a chamada consciência corporal.

Conheça os Princípios do Pilates

A prática do Pilates à partir da desenvolvimento da consciência corporal do indivíduo, trabalhando o movimento corporal à partir de seis princípios básicos:

Respiração

É a base de toda a movimentação dos exercícios, essencial para a correta execução destes. O indivíduo deve trabalhar a respiração a partir das técnicas de respiração com base no seu padrão respiratório. Essa prática auxilia no fortalecimento dos pulmões e é muito indicada para quem sofre de asma e outros problemas respiratórios;

Concentração

Um princípio que vem atrelado ao primeiro, o indivíduo estando concentrado consegue compreender e controlar o seu corpo, seus movimentos e reflexos;

Movimento

O terceiro princípio, também chamado de fluidez está relacionado à forma dos movimentos, à sua execução, que deve seguir de forma harmoniosa. Aqui é possível notar a importância do princípio da respiração, pois este irá ditar o rimo dos movimentos de forma uniforme e contínuos.

Controle

O princípio do controle dita a regra da harmonia em relação ao princípio da fluidez, fazendo com que o movimento trabalhe a musculatura certa de forma adequada.

Precisão

Os movimentos dentro do Pilates devem ser realizados de forma precisa, com equilíbrio de movimentos.

Centro de força

Também chamado de powerhouse é conjunto de musculaturas, envolvendo o abdome, lombar, quadril e glúteos, de onde flui energia inicial dos exercícios.

Você sabe os reais benefícios do Pilates?

Muito se fala nos benefícios do Pilates para o corpo, então vamos entender melhor alguns destes benefícios a seguir.

Fortalecimento Muscular

Para quem vê de fora, praticar pilates pode parecer simples, mas cada movimento executado exige muito dos músculos do corpo, ainda que sejam movimentos que trabalhem com o baixo impacto, estes possibilitam o fortalecimento de forma gradual da musculatura corporal.

Resistência Física

Partindo do primeiro conceito, com o fortalecimento dos músculos vem a resistência física. Ao trabalhar vários músculos ao mesmo tempo o corpo vai adquirindo resistência ao longo dos dias.

Flexibilidade

A flexibilidade é um ponto muito desenvolvido nos exercícios do pilates. É claro que isso varia de pessoa para pessoa, incluindo outros fatores como sedentarismo e postura, mas alguns exercícios simples do pilates já podem auxiliar e muito no aumento da flexibilidade corporal.

Correção da Postura Corporal

O pilates trabalha com alongamento e fortalecimento muscular, o indivíduo executa esses movimentos mantendo a coluna ereta, o que possibilita a correção postural ao longo das sessões.

Saúde Mental
Como qualquer prática física, o pilates é um santo remédio para o estresse, e isso consequentemente reflete em todas as outras áreas do corpo.

Problemas com estresse são muito comuns nos dias atuais, e podem desencadear doenças graves ao longo do tempo, desde dores no corpo, até depressão. A prática do pilates auxilia no controle da mente, o indivíduo consegue manter um equilíbrio corporal e mental, o que traz tranquilidade e bem-estar.

Isso não é tudo. Existem inúmeros outros benefícios para a saúde, mas isso não caberia em um texto só, então o indicado é: Está pensando em sair do sedentarismo? quer começar a se movimentar e não sabe exatamente por onde começar? O pilates é certamente uma ótima indicação para você.
É importante que ao buscar uma academia ou centro especializado, você se certifique de procurar profissionais qualificados. Como todo exercício físico o pilates deve ser executado de forma correta para evitar o surgimento ou agravamento de lesões.

Agora é hora de cuidar da saúde. Entre em contato com a Cure Pilates e vamos agendar a sua aula experimental gratuita.


Voltar ao Blog

Veja outras postagens

Fisioterapia para Hiperlordose

Fisioterapia para Hiperlordose

Continuar lendo
Fisioterapia na Artrose de Joelho

Fisioterapia na Artrose de Joelho

Continuar lendo
Bico de Papagaio: Causas, Sintomas e Tratamento

Bico de Papagaio: Causas, Sintomas e Tratamento

Continuar lendo
Whats -55 11 9 9274.3707