Blog

Pilates, o que é? Saiba Tudo Nesse Post

Pilates, o que é? Saiba Tudo Nesse Post

Alguma vez você já quis experimentar o Pilates, mas não sabia exatamente o que estava envolvido e se seria adequado para você? Leia esse post e descubra.

Então, O que é Pilates?

Pilates é uma forma de exercício que se concentra no fortalecimento do corpo com ênfase na força do Core (parte central do corpo). Isso ajuda a melhorar o condicionamento e o bem-estar geral.

Semelhante ao Yoga, o Pilates concentra-se na postura, equilíbrio e flexibilidade. No Pilates, a chance de lesão é muito menor do que em outras formas de exercício mais extenuantes.

Pilates também se concentra na conexão mente-corpo. Ao fazer os vários exercícios, sua mente precisa estar constantemente consciente de sua respiração e do modo como seu corpo se movimenta.

Esta forma de exercício foi desenvolvida por Joseph Pilates na Alemanha, onde ele era carpinteiro e ginasta. Joseph inventou o Pilates como um programa de exercícios para dançarinos e soldados feridos enquanto moravam no Reino Unido.

Pilates acreditava que a saúde física e mental estavam intimamente ligadas. Nos anos 20, ele imigrou para os EUA e abriu um estúdio de Pilates em Nova York.

Quem pode fazer Pilates?

A prática de Pilates é adequada tanto para iniciantes como para pessoas que já se exercitam regularmente.

Se você é um iniciante, pode começar com exercícios básicos e, depois de dominá-los para trabalhar nos movimentos mais avançados.

É uma boa ideia frequentar studios especializados com professores fisioterapeutas com aulas individuais ou para no máximo 2 alunos por fisioterapeuta.

Recomenda-se que consulte o seu profissional de saúde se não se exercitou durante algum tempo, se está mais velho ou está grávida ou se tem problemas de saúde.

O Pilates pode não ser recomendado se você tiver as seguintes condições:

  • Pressão arterial instável.
  • Osteoporose grave.
  • Um risco de coágulos sanguíneos.

Quais benefícios de saúde podem ser obtidos com o Pilates?

Como os exercícios se concentram na força, postura e flexibilidade do core, os benefícios para a saúde incluem:

Boa postura - Pilates vai te ensinar a ganhar e manter uma boa postura. Os exercícios exigem que seu corpo esteja sempre alinhado. Isso é especialmente benéfico se você sofre de dor lombar.

Estabilidade Muscular - o trabalho de fortalecimento gera aumento de tônus e consequentemente a estabilidade tão importante para manter a saúde das articulações.

Melhora o seu equilíbrio - Através da conexão mente-corpo que é ensinada nas aulas, você se tornará muito mais consciente de como o seu corpo se move e se comporta. Portanto, o Pilates não apenas melhora seu equilíbrio físico através da postura correta, mas também restaura o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Reduz o estresse - Ao fazer os exercícios, você ficará totalmente absorto e não poderá pensar em todas as responsabilidades que o sobrecarregam no dia a dia. Você estará mais focado em sua respiração e nos movimentos que está fazendo com seu corpo. Esta é uma excelente maneira de aliviar o estresse, dando uma sensação geral de bem-estar.

Pilates vai ajudar você a perder peso?

Como é uma forma de exercício que fortalece os músculos, ele gera um gasto energético considerável e associado a uma alimentação adequada e um exercício aeróbico, pode sim ser um potencializador de perda de peso.

As aulas podem ser adaptadas para oferecer um programa de exercícios leve para fornecer força, flexibilidade e equilíbrio, ou um treino completo para um programa de exercícios mais rigoroso.

Tenha em mente que o Pilates não é classificado como um exercício aeróbico, então para uma perda de peso eficaz você deve combinar seus exercícios com uma dieta saudável e algumas atividades aeróbicas regulares, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta.

Quais áreas do corpo o Pilates tem como alvo?

Pilates trabalha principalmente em seu core, que inclui sua área abdominal e lombopélvica.

É por isso que pode ser extremamente benéfico para pessoas que sofrem de dor lombar.

Outras áreas do seu corpo que são fortalecidas e tonificadas incluem as pernas, especialmente a parte superior das coxas e as nádegas.

Pilates também tem sido útil para pessoas que sofrem de artrose, pois ajuda a manter suas articulações com boa mobilidade e estabilidade.

Posso praticar em casa?

Se você é um iniciante, é aconselhável que você faça algumas aulas primeiro para que possa aprender o método correto de fazer os exercícios.

Isso evitará qualquer dano que possa ocorrer ao fazer os vários movimentos incorretamente.

Você pode até mesmo contratar um instrutor particular para ir até sua casa e começar corretamente.

Então, se você está procurando uma atividade física completa que envolva mobilidade, força, equilíbrio e que pode ser adaptada ao seu nível de aptidão, então você definitivamente deve considerar a prática de Pilates.


Voltar ao Blog

Veja outras postagens

Síndrome Do Túnel Do Carpo

Síndrome Do Túnel Do Carpo

Continuar lendo
Fisioterapia na Bursite de Quadril

Fisioterapia na Bursite de Quadril

Continuar lendo
Síndrome da Banda Iliotibial: Causas, Sintomas e Tratamento

Síndrome da Banda Iliotibial: Causas, Sintomas e Tratamento

Continuar lendo
Whats -55 11 9 9274.3707