Pubalgia – O Que É e Como Tratar

A Pubalgia também é conhecida como sinfisite púbica, pubeíte ou osteíte púbica, se trata de um processo inflamatório que ocorre na região do Púbis.

A sínfise púbica é uma mínima articulação que faz parte dos três ossos que juntam a pelve e nela estão inseridos os tendões dos músculos adutores do quadril e do reto abdominal.

Uma assimetria de força entre esses músculos ou até mesmo um encurtamento excessivo pode gerar esse processo inflamatório que normalmente é encontrado em atletas, predominantemente homens.

A queixa principal do paciente é uma dor (acompanhada ou não de formigamento) na região bem baixa do abdomem, que pode irradiar para a virilha e para os órgãos genitais. A dor costuma aparecer durante a pratica da modalidade esportiva, principalmente nos chutes e na realização de abdominais.

O diagnóstico é feito através de testes específicos como a manobra de Grava, onde é solicitada uma adução de quadril resistida pelo terapeuta, associada a uma flexão de tronco (abdominal) do paciente em decúbito dorsal. Se positivo, o paciente relatará uma dor aguda na região do púbis.

Para descarte de outras lesões como Impacto FemoroAcetabular ou hérnia inguinal, em alguns casos se faz necessária uma Ressonancia Magnética.

Após fechado o diagnóstico, o tratamento em sua grande maioria é conservador.

O principal objetivo do fisioterapeuta é identificar a causa da lesão e trata-la. Reestabelecer um equilíbrio muscular de força + flexibilidade e agir no processo inflamatório com recursos específicos. Ativação do CORE, fortalecimento da musculatura do quadril, liberação miofascial de adutores, reto abdominal e laserterapia são alguns dos recursos que utilizamos.

Procure sempre um profissional capacitado e um atendimento individualizado para tratamento de pubalgia.

Cure Fisioterapia e Pilates - [email protected] ou 11 99274-3707

Canelite: Tratamento por Fisioterapia