Blog

Pilates Para Idosos: O Pilates é bom para a Terceira Idade?

Pilates Para Idosos: O Pilates é bom para a Terceira Idade?

Pilates para idosos pode fazer maravilhas, porque é de baixo impacto em comparação com outras formas de exercício. Isso significa que não é tão pesado para as articulações como aulas de exercícios aeróbicos tradicionais e equipamentos de levantamento de peso tradicionais.

A pessoa de terceira idade irá se concentrar na respiração e nos movimentos controlados pela qualidade, não nas repetições.

O Pilates trabalha o “Core”, alonga e fortalece os músculos ao mesmo tempo, o que, por sua vez, melhora a mobilidade e a elasticidade articular do idoso.

Desta forma, os exercícios de Pilates são uma maneira mais suave de se exercitar para as pessoas de terceira idade.

Como funciona o Pilates?

"Pilates desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito." Joseph Pilates.

O Pilates é único porque exercita sistematicamente todos os grupos musculares do corpo, tanto os fracos quanto os fortes.

O Pilates torna o idoso mais forte, mais flexível e menos propenso a cair porque estimula o corpo a usar todos os músculos e ligamentos.

Ao fortalecer tanto os músculos grandes quanto os menores e mais profundos, pode-se esperar uma melhor harmonia global do corpo.

Pilates na Terceira Idade: menos dor, maior amplitude de movimento e menos quedas.

Com o exercício de Pilates para idosos, o "Core" ou o centro do seu corpo precisa ser o seu foco. Por fim, todos os movimentos e exercícios para o idoso, especialmente a caminhada, devem ser iniciados estabilizando primeiro o Core do corpo, o que envolve contrair os músculos abdominais profundos.

O objetivo é organizar o corpo de modo que a coluna esteja estável e os músculos abdominais estejam firmes, os membros estejam ativos e apoiados, os pés móveis e a respiração consciente e regular.

Desta forma, o Pilates na Terceira Idade ajudará a contribuir para uma velocidade de marcha melhorada, relaxada e mais fluida.

O treinamento em aulas ou aparelhos deve ser realizado sempre com o acompanhamento de um fisioterapeuta e com no máximo 2 alunos por sessão, visto que a individualidade de cada pessoa de terceira idade deve ser acompanhada.

Marque hoje a sua aula experimental na Cure Fisioterapia e Pilates com um de nossos fisioterapeutas.


Voltar ao Blog

Veja outras postagens

Pilates na Lombalgia

Pilates na Lombalgia

Continuar lendo
Fisioterapia Tendinite De Aquiles

Fisioterapia Tendinite De Aquiles

Continuar lendo
Fatores biopsicossociais que são provocativos ou perpetuantes da sensibilização

Fatores biopsicossociais que são provocativos ou perpetuantes da sensibilização

Continuar lendo
Whats -55 11 9 9274.3707