Blog

Lesões Musculares

As lesões musculares comumente acontecem durante a prática de esportes ou treinamento, sendo bastante frequente.

Elas acontecem, em 90% dos casos, por esforço ou treino excessivo, ou por contusões. As lesões musculares mais comuns acontecem no músculo quadríceps, seguido dos isquiotibiais, adutores e gastrocnêmio.

As lesões musculares envolvem àquelas desde uma dor muscular tardia (dor pós-treino), aumentando sua severidade, como ruptura parcial, até ruptura total, podendo ser no ventre muscular, no tendão, ou na transição músculo-tendão.

Existem alguns fatores que podem favorecer e predispor à uma lesão muscular, como: desequilíbrios musculares; lesões prévias; fadiga; falta de aquecimento/preparação pré-treino); idade (> idade > risco). Alguns estudos também sugerem que o estado emocional pode estar associado.

Os sinais e sintomas mais comuns, além da dor, são: edema, aumento de temperatura, podem surgir hematomas, diminuição de força e função muscular.

O tratamento destas lesões, terá como objetivo tratar a lesão, mas também prevenir novas lesões, já que aqueles com lesões anteriores são propensos à recorrência.

No tratamento, inicialmente é indicado que se faça compressão e gelo, a fim de diminuir os sinais inflamatórios, podendo estar associado à anti-inflamatórios, ou não.

Na fisioterapia, é importante iniciar a mobilização precoce, e estímulo de descarga de peso progressiva, visto que, irá favorecer a regeneração tecidual.

Pode-se associar eletroterapia para favorecer processo de cicatrização e dor, como por exemplo, laserterapia, e recursos manuais como a massoterapia.

Deve ser realizada a ativação da musculatura adjacente, já que esta pode estar inibida devido à lesão, e progressão para o fortalecimento e equilíbrio muscular à medida que os sintomas diminuírem, podendo associar a eletroestimulação neuromuscular.

plugins premium WordPress