Blog

Benefícios do Pilates

Benefícios do Pilates

"O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade. Nossa interpretação do condicionamento físico é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido, com uma mente sã, totalmente capaz de executar de forma natural, fácil e satisfatória as muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo e prazer". Joseph Pilates

Afinal, o que é Pilates?

O Pilates é uma atividade física estimulante e vem ganhando adeptos há algum tempo.

O Pilates é uma atividade que envolve uma série de movimentos que se concentram na força, postura, equilíbrio e flexibilidade do “core”. O Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates, nascido na Alemanha, que acreditava que a saúde física e mental estava intimamente ligada, e a prática do Pilates demonstrou melhorar o bem-estar geral e o condicionamento físico.

Isso porque os movimentos que compõe a técnica de pilates são aqueles que permitem uma maior consciência corporal, melhor musculatura do “core” (a região abdominal e lombar) e permitem que você possa viver sem dores, ter disposição e dormir melhor.

Imagine como a sua vida pode dar um salto de qualidade a partir do momento que não sentir mais dores.

Imagine o contrário, que você esteja sem o corpo exercitado e que a única solução seria uma cirurgia.

Para quem é indicado a prática de Pilates?

Pilates é indicado para as pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. De iniciantes a atletas de alta performance.

Os aparelhos que compõem a prática de Pilates podem ser usados para fornecer suporte a iniciantes e pessoas com certas condições médicas, além de resistência para pessoas que procuram desafiar seu corpo.

Benefícios do Pilates para todos, do iniciante ao avançado

Muitos podem ser os benefícios do Pilates quando praticado de forma contínua e com orientação de um profissional.

Apenas como alguns exemplos do que podemos ter como benefícios do Pilates, podemos citar:

  • Maior flexibilidade.
  • Aumento da força muscular, principalmente os músculos abdominais, região lombar, quadris e nádegas;
  • Resistência muscular aumentada;
  • Maior controle muscular e consciência das costas e membros;
  • Melhor estabilização da coluna vertebral;
  • Coordenação física e equilíbrio aprimorados;
  • Postura melhorada;
  • Ajuda a prevenir lesões musculoesqueléticas;
  • Relaxamento dos ombros, pescoço e parte superior das costas;

Isso apenas para citar alguns dos benefícios que você obtém a longo prazo quando pratica Pilates.

Perguntas Frequentes sobre Pilates

Abaixo colocamos algumas questões que são frequentemente realizadas por pessoas que buscam iniciar uma atividade física e buscam o Pilates como uma das formas de se exercitar.

Confira abaixo algumas das mais importantes questões:

Quais são os benefícios de saúde do pilates?

Os praticantes dizem que o pilates regular pode melhorar a postura, tônus ​​muscular, equilíbrio e mobilidade das articulações, além de aliviar o estresse e a tensão. Para atletas de elite, incluindo corredores e nadadores, o pilates pode complementar o treinamento, desenvolvendo força e flexibilidade de todo o corpo, além de ajudar a reduzir o risco de lesões.

O Pilates pode ajudar a reduzir a dor nas costas?

Existem evidências de que o pilates pode proporcionar alívio da dor a pessoas com dores lombares inespecíficas. O uso de aparelhos permite que alguém com dor nas costas realize exercícios com apoio.

Para que os exercícios sejam eficazes, eles precisam ser adaptados ao indivíduo e examinados por um profissional de saúde adequadamente qualificado. Os professores de Pilates não são medicamente qualificados e não podem prescrever, tratar ou oferecer terapia.

O pilates pode me ajudar a perder peso?

O Pilates é classificado como uma atividade de fortalecimento muscular, que pode ajudá-lo a manter um peso saudável. As aulas podem variar em intensidade: podem ser suaves ou dinâmicas e oferecem um treino sólido.

Se você quer perder peso, é aconselhável combinar pilates com uma dieta saudável e algumas atividades aeróbicas, como natação, caminhada e ciclismo.

Posso me machucar fazendo Pilates?

O Pilates é uma forma de exercício de baixo impacto, portanto as lesões são incomuns. No entanto, é importante encontrar um professor qualificado e uma classe adequada ao seu nível de condicionamento físico e habilidade.

Os professores de Pilates não são medicamente qualificados, portanto, se você estiver se recuperando de uma lesão, é aconselhável verificar com o seu médico ou profissional de saúde relevante a adequação de certos exercícios ou movimentos antes de iniciar uma aula.

Qual é a diferença entre pilates e yoga?


Embora os métodos sejam diferentes, o pilates e o yoga desenvolvem força, equilíbrio, flexibilidade, postura e boa técnica respiratória.

Ambos os sistemas enfatizam a conexão entre a saúde física e mental, embora o yoga enfatize mais o relaxamento e use a meditação. O Pilates é realizado tanto em aparelhos quanto em tapetes, enquanto o yoga clássico não requer nenhum equipamento.

Qual a diferença entre aparato e tapete?


Joseph Pilates originalmente criou mais de 500 exercícios para o seu sistema, dos quais 34 eram exercícios de esteira.

O trabalho no tapete pode envolver equipamentos tradicionais de pilates, como círculos mágicos ou pesos de mão, bem como equipamentos que não são de pilates, como faixas elásticas, bolas de ginástica e rolos de espuma. O Pilates com aparelhos utiliza equipamentos projetados por Joseph Pilates, como o Reformer, Cadillac, Cadeira Wunda, Corretor de Coluna e Barril de Escada.

O pilates de esteira e aparelhos podem ser adaptados para se adequar a diferentes níveis de aptidão e habilidade. No entanto, se você não puder se deitar em um tapete por qualquer motivo, o aparelho poderá oferecer maneiras alternativas de se exercitar.

O Pilates pode ser ensinado individualmente ou em grupo. Se você tem um problema de saúde que pode exigir muita atenção, verifique com o professor de pilates se a aula é adequada. As aulas que usam aparelhos oferecem um nível mais alto de atenção individual, mas geralmente são mais caras.

Escolhendo um Estúdio de Pilates

O Pilates pode ser ensinado em um estúdio de pilates dedicado com aparelhos ou em uma área aberta com tapetes e ou outros equipamentos. Tanto o tapete quanto o aparelho de pilates podem ser ministrados em aulas de pilates particulares ou em pequenos grupos, com a maioria das aulas com duração de 60 minutos.

Na Cure Pilates prezamos pelo atendimento personalizado e as aulas são conduzidas por fisioterapeutas e com no máximo 2 alunos.

As aulas de aparelhos em grupo são populares, mas é recomendável um certo grau de experiência no uso do aparelho antes de ingressar em uma aula em grupo.

Ao escolher um professor de pilates, você deve considerar a experiência e a qualidade do treinamento.

Check List da Adequada Prática de Pilates

Para que a prática de pilates seja adequada, é preciso que alguns aspectos estejam presentes como:

  • Em qual ambiente será realizado o Pilates: o local deve ser climatizado, com espaço adequado entre os aparelhos e com boa circulação.

  • Como verificar os equipamentos: existem alguns equipamentos desenvolvidos exclusivamente para a prática de Pilates, como o Reformer e o Cadillac, por exemplo. A manutenção periódica dos equipamentos é item essencial para a segurança dos alunos e dos fisioterapeutas.

  • Quais acessórios são também utilizados: além de equipamentos, é possível praticar pilates no solo e/ou com o auxílio de objetos, como bolas, tapetes, elásticos, discos e colchonetes;

Além disso, é pré-requisito fundamental que o instrutor de Pilates seja um profissional graduado em educação física ou fisioterapia e que tenha certificação de curso de especialização em pilates.

Na Cure Fisioterapia você encontra a favor da sua aula de Pilates:

  • Equipe profissional de Fisioterapeutas dedicados à prática de Pilates;
  • Equipamentos modernos;
  • Ambiente seguro em prédio comercial;
  • Experiência na instrução do Pilates desde 2012.

Mude sua vida para melhor.

Entre em contato agora através do telefone ou do WhatsApp e marque a sua aula experimental sem custos.


Voltar ao Blog

Veja outras postagens

Artrose de Tornozelo – Fisioterapia

Artrose de Tornozelo – Fisioterapia

Continuar lendo
Fisioterapia Para Hipercifose

Fisioterapia Para Hipercifose

Continuar lendo
Síndrome Do Impacto Femoroacetabular

Síndrome Do Impacto Femoroacetabular

Continuar lendo
Whats -55 11 9 9274.3707
Abrir bate-papo
Olá 👋
Marque uma consulta agora pelo WhatsApp!