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5 Exercícios para Mobilidade da Coluna Vertebral

5 Exercícios para Mobilidade da Coluna Vertebral

Este é um material explicativo com vídeos de 5 exercícios que auxiliam na mobilidade da coluna vertebral.

Dores nas costas são sintomas muito comuns e frequentes em toda a população. A maior causa de afastamento do trabalho e uma das maiores causas de buscas por pronto socorros pode ser evitada ou minimizada, muitas vezes com simples hábitos de exercícios diários.

É sabido que a nossa coluna gosta mesmo é de movimento e não de repouso excessivo. Articulações saudáveis necessitam de boa mobilidade e músculos fortes e resistentes.

Preparamos para vocês uma série de exercícios que contribuem para a mobilidade da coluna vertebral. Mobilidade nada mais é que a capacidade da articulação de se movimentar em sua total amplitude.

Os exercícios devem ser feitos diariamente. 2 séries de 12 repetições é o suficiente e já trará grandes benefícios.

Lembrando que em caso de dor na execução, suspenda imediatamente e consulte seu fisioterapeuta.

1. Mobilidade em rotação de tronco

Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Inspire novamente e retorne a posição inicial soltando o ar novamente pela boca.

Mobilidade em rotação de tronco

2. Gato arrepiado

Este exercício é muito conhecido e extremamente eficaz pois trabalha a mobilidade da coluna como um todo e inclui a cintura pélvica.

Em 4 apoios, mobilize toda a coluna para cima lentamente e depois para baixo, projetando o bumbum pra cima.

Manter os cotovelos estendidos durante todo o movimento.

Exercício do Gato Arrepiado

3. Extensão lombar

Deite de barriga para baixo, apoie os antebraços na cama (ou chão) e levante o tronco com a força concentrada nos braços. Vá até onde conseguir sem tirar o quadril da superfície, retorne.

Extensão Lombar

4. Flexão lombar

Em quatro apoios, mantenha os braços parados e leve o quadril em direção aos pés sentando em cima de seus calcanhares.

Flexão lombar

5. Inclinação lateral

Sente com as pernas para fora da cama e leve o braço lateralmente na direção da orelha, projetando-o para o outro lado, retorne.

Inclinação lateral


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