Blog

5 Dicas Para Aliviar as Tensões do Pescoço

5 Dicas Para Aliviar as Tensões do Pescoço

É muito corriqueiro recebermos em nossa clínica pacientes com dores na região do pescoço, ombros e meio das costas. Essas dores são muitas vezes diagnosticadas como torcicolos, que podem ser dos mais simples aos mais complexos, e na maioria dos casos estão relacionadas com o estado emocional.

Estresse, ansiedade e pressões do dia a dia são as principais causas, entretanto a má postura mantida por muitas horas, exercício realizado inadequadamente e movimentos bruscos de tronco e pescoço também podem gerar a famosa dor cérvico-torácica.

Pensando nisso, desenvolvemos esse texto com 5 dicas simples e fáceis e que inclusive podem ser feitas em casa, com o intuito de aliviar e prevenir as tensões acumuladas nesta região.

1. Alongamento de Pescoço

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado.

Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

2. Auto Massagem

Também sentado, utilize a mão do lado oposto para levemente e lentamente massagear a região do ombro e pescoço. Se tiver uma bolinha de tênis, pode utilizar como complemento. Realize dos dois lados por um período mínimo de 1 minuto cada lado.

3. Rotação de Pescoço

Ainda sentado, realize lentas rotações de pescoço, para ambos os lados, lembrando sempre de deixar os ombros baixos. Repita por 5x para cada lado, alternando.

4. Mobilização Escapular

Em quatro apoios, incline levemente seu corpo para frente e faça movimentos de separação de aproximação das escápulas (omoplatas) atentando-se a não dobrar os cotovelos. Todo o movimento ocorre na região escapular. Repita por 10x.

5. Rotação de Tronco

Em pé, com a ajuda de um bastão (pode ser cabo de vassoura), realize movimentos leves e lentos de rotação de tronco mantendo os ombros sempre relaxados. 10 repetições para um lado e 10 repetições para o outro, alternando.

Essas foram nossas 5 dicas simples porém valiosas para quem quer prevenir e até tratar tensões na região cérvico-torácica.

O pescoço é uma região delicada e por este motivo, não force nenhum desses movimentos além de uma sensação prazerosa.

Todos os exercícios podem ser realizados todos os dias.

No caso de os sintomas persistirem, procure nossa equipe para qualquer esclarecimento que se faça necessário ou agende uma avaliação para um tratamento mais completo.

Quer conversar com um profissional fisioterapeura da Cure Fisioterapia? Entre em contato agora mesmo pelo telefone 11 3078-3809 ou WhatsApp 11 99274-3707


Voltar ao Blog

Veja outras postagens

Studio Pilates no Itaim Bibi – Como Escolher?

Studio Pilates no Itaim Bibi – Como Escolher?

Continuar lendo
Bursite de Quadril, O Que É?

Bursite de Quadril, O Que É?

Continuar lendo
Fisioterapia na Artroplastia De Joelho

Fisioterapia na Artroplastia De Joelho

Continuar lendo
Whats -55 11 9 9274.3707